segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sucesso na Entrevista

Você conseguiu passar na entrevista de emprego. Que bom!


Agora você precisa se aperfeiçoar e aproveitar o que há de melhor no seu novo estágio. Para isso você precisa saber alguns termos técnicos básicos de um estudante de Direito.

TRATAMENTO DAS PARTES

Agravante – Agravado
Alimentante – Alimentado
Apelante – Apelado
Assistente – Assistido
Autor – Réu
Autor reconvindo – Réu reconvinte
Contestante – Contestado
Credor – Devedor
Denunciante – Denunciado
Embargante – Embargado
Excipiente – Excepto
Exeqüente – Executado
Impetrante – Impetrado
Nomeante – Nomeado
Notificante – Notificado
Promovente – Promovido
Recorrente – Recorrido
Reivindicante – Reivindicado
Requerente – Requerido
Suplicante – Suplicado
Usucapiente – Usucapiendo

TRATAMENTO DE AUTORIDADES JUDICIÁRIAS


Desembargador do Tribunal de Justiça - Excelentíssimo Senhor Doutor Desembargador – Vossa Excelência.

Juízes de Direito – Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito – Meritíssimo Juiz – MM. Juiz – Vossa Excelência.

Curador – Excelentíssimo Senhor Curador – Vossa Excelência.

Promotor de Justiça – Excelentíssimo Senhor Doutor Promotor – Vossa Excelência.

Advogado – Ilustríssimo Senhor Doutor Advogado – Vossa Senhoria.

Delegado – Ilustríssimo Senhor Doutor Delegado de Polícia – Vossa Senhoria.


TERMOS MAIS USADOS NOS TRÂMITES PROCESSUAIS

1.       Autuação do processo
Consiste em se dar uma capa à primeira peça processual apresentada. Tal capa deverá conter as indicações relativas a ação, nomes das partes, além de outras informações pertinentes.

2.       Distribuição
Setor que recebe as petições iniciais e distribui às varas. Distribuída a ação à determinada vara, correrá o processo até sentença final.

3.       Desaforamento
É o ato processual em virtude de que o processo é submetido ao conhecimento de um foro estranho ao do delito.

4.       Concluso
Quando o processo está com o juiz para despacho, sentença ou decisão interlocutória.

5.       Citação
É o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou interessado a fim de se defender. A citação pode ser feita pelo Correio, por Oficial de Justiça ou por Edital.

6.       Intimação
É o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos ou termos do processo, para que se faça ou deixe de fazer alguma coisa. A intimação tem o caráter de uma ordem, e por isso não se confunde com a citação, que representa, apenas, uma comunicação a alguém para que compareça em juízo para responder à lide.

7.       Contra-fé
Cópia de inteiro teor do mandado de citação ou de outros atos processuais (notificação, intimação) que o oficial entrega à parte, para ciência desta.

8.       Despacho
É ato de ordenação do processo, não tem carga decisória.

9.       Sentença
É ato pelo qual o juiz põe termo ao processo de conhecimento de primeira instância, decidindo ou não o mérito.

10.   Acórdão
É a decisão proferida pelos tribunais superiores.

11.   Mandato
Opera-se mandato, quando o indivíduo recebe de outrem poderes, para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato (art. 37 CPC). Para a outorga de mandato é necessário que o agente seja capaz e o objeto seja lícito.

12.   Substabelecimento do mandato
É o ato pelo qual o procurador transmite a outrem os poderes constantes do mandato. Pode ser com reserva ou sem reserva, este último na hipótese em que o substabelecimento não irá permanecer com o mandato.

13.   A rogo
Quando o constituinte não é alfabetizado, devendo colocar sua impressão digital, no local da assinatura.

14.   Renúncia
É o ato pelo qual o procurador desiste de prosseguir no mandato. A renúncia deve ser comunicada ao constituinte, ressarcindo o mandatário pelos prejuízos que decorrerem da inoportunidade da renúncia, ou da falta de tempo para prover a substituição do procurador.

15.   Revelia
Ocorre quando o réu não comparece ao processo no prazo da citação ou quando comparecendo, deixa de oferecer contestação, tornando-se revel.

16.   Contradita de testemunha
Ato pelo qual o procurador da parte contra a qual foi arrolada uma testemunha impugna a nomeação desta por incapacidade, impedimento ou suspeição.

17.   Acareação
Consiste em promover o confronto pessoal, numa só audiência, das pessoas que prestaram depoimentos contraditórios.

18.   Arrazoar
Consiste em apresentar ou expor as razões ou alegações sobre um feito ou sobre uma causa, seja pró ou contra.

19.   Deserção
Situação do recurso que, embora interposto pela parte legítima, no prazo e forma legais, fica impedido de ir avante por falta de pagamento das custas devidas.

20.   Aditar
      Acrescentar, suprimir, corrigir na petição inicial, minúcias a respeito do assunto tratado.

TERMOS EM LATIM MAIS USADOS NOS TRÂMITES PROCESSUAIS

  •   Ad hoc –> significa: locução latina empregada na nomeação de alguém para a realização de determinado ato (por exemplo: a nomeação, pelo juiz, de um advogado ad hoc para o réu sem procurador, para a salvaguarda dos direitos deste).

  •   A quo –> significa: ao qual. Designa juiz de onde veio o processo ou de cujo despacho (ou sentença) se recorre para instância superior. Também utilizada no sentido de dia a partir do qual começa o prazo (dia a quo).

  •    Ad quem –> significa: para quem. Designa o juiz ou tribunal para onde se encaminha ou se remete o processo que se acha em instância inferior. Também indica o dia final de contagem de um prazo (dia ad quem).

  •   Extra petita –> significa: fora do pedido. Sentença que concedeu o que não constitui objeto do pedido. Dar o que não foi pedido.

  •   Citra petita –> significa: aquém do pedido. Sentença que não examinou todos os pedidos de uma inicial.

  •   Ultra petita –> significa: além do pedido. Sentença que concedeu mais do foi pedido na inicial. Caso de nulidade. Dar mais do que pede.

  •   Inaudita altera pars –> significa: locução latina que designa a providência judicial requerida por uma das partes litigantes, a ser tomada sem que a outra tome conhecimento do ato para não turba-lo.

  •   Ad hominem –> significa: argumento com que se procura confundir o adversário, opondo-lhe seus próprios atos.

Obrigado e até a próxima!
















quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Perguntas Frequentes em Entrevistas

          Seu currículo foi selecionado e chegou a hora de mostrar que você é o candidato certo para a vaga oferecida. Tenha muita calma e lembre-se, cumprimente a todos e seja educado. Procure mostrar que você possui uma personalidade agradável e encantadora. Mantenha-se firme e seja bem objetivo. Mostre iniciativa, se a entrevista for em grupo e o entrevistador perguntar: “quem gostaria de começar?”,  seja o primeiro, você já estará um passo a frente. Algumas entrevistas pedem que o candidato faça uma redação, é preciso estar preparado e atualizado.
          Em seguida o entrevistador fará algumas perguntas. Abaixo dou algumas dicas de como respondê-las de forma satisfatória.



PERGUNTAS FREQUENTES EM ENTREVISTAS





1.    Fale-me sobre você:
Esta será talvez a pergunta mais frequente numa entrevista de emprego. Precisará de trazer na sua mente uma resposta breve mais ou menos memorizada, mas procure não deixar transparecer que trazia a resposta preparada, já que isso dará de si uma imagem de fraca espontaneidade. Evite mencionar interesses ou atividades que não se refiram diretamente à sua atividade laboral e aborde-os apenas se estes lhe forem especificamente apresentados. Descreva aqui que já realizou na sua vida profissional, focando particularmente naquilo que se relaciona com a vaga a que está a responder. Comece no passado e prossiga a sua breve descrição até ao presente.

2.    Porque deixou o seu último emprego?
Sejam lá quais foram as circunstâncias, mantenha sempre um toque positivo. Nunca mencione problemas graves na sua organização anterior e jamais mencione conflitos com os seus superiores ou colaterais. Se o fizer, perderá o emprego com toda a certeza. Diga que saiu por qualquer razão positiva.

3.    Descreva aquele que seria para um “emprego de sonho”
Procure não se referir a nenhum emprego que tenha tido no passado, nem sequer aquele que está agora na mesa. Não mencione especificamente outro trabalho que não aquele que corresponderá a esta entrevista, porque isso poderá dizer ao entrevistador que sairá na primeira oportunidade. O melhor é manter-se no campo das generalidades.

4.    O que é mais importante para si; dinheiro ou trabalho?
O dinheiro é sempre importante, mas o tipo de trabalho e a satisfação que se retira dele é o que mais interessa.

5.    Tem alguns pontos fracos?

Não lhes dê pistas… Obviamente que os tem – como toda a gente – mas deixe ao seu futuro empregador a tarefa de descobri-los. Refugie-se na frase de que ninguém é bom juiz em casa próprio.

6.    Acha que está sobrequalificado para esta vaga?
Diga qualquer coisa menos sim. Se pensar assim, e se o confirmar dizendo, está a dizer ao seu potencial empregador que irá sair na primeira oportunidade…


7.    Descreva a sua ética de trabalho
Mencione tudo aquilo que possa beneficiar a organização, como espírito de missão e gosto pela satisfação recolhida pela pura execução de um trabalho com qualidade e eficiência.

8.    Qual sua maior qualidade?
Esta é a chance de se destacar. Você está sendo inquirido a responder por que é um bom empregado e não perca esta oportunidade. Diga que seu desempenho melhora sob pressão, que é um ótimo motivador, que adora resolver problemas ou é alguém com uma extraordinária percepção aos detalhes. Se você é campeão de Winning Eleven ou Guitar Hero, guarde isto para você.

9.    Qual seu maior defeito?
Se você for completamente honesto, estará dando um tiro na cara. Se você disser que não tem nenhum defeito, estará mentindo. Esta é uma questão muito difícil, mas políticos sabem respondê-la muito bem. Eles dizem coisas como “Estou muito comprometido com meu trabalho e não passo muito tempo com minha família”. Não diga isto. Quando esta pergunta for feita, responda algo pequeno relativo a trabalho, mas algo que você já está melhorando. Por exemplo, “Algumas vezes me disseram que me atenho muito a detalhes e acabo perdendo o foco no projeto como um todo. Então, passei a dedicar algum tempo a analisar o projeto inteiro para poder avaliar meu progresso.”

10.  Quais suas metas de curto prazo?
Lembre-se de que metas são mais precisas, e que incluem datas, ou mesmo quantificações, quando for o caso. O entrevistador quer saber suas metas pessoais em um contexto profissional, e dentro da empresa. O ideal é poder dizer que quer chegar a ser gerente de uma filial já no ano que vem, ou que pretende conhecer a fundo o processo produtivo nos próximos 2 anos, para embasar uma carreira executiva na área de gestão fabril.

11.  Você tem alguma dúvida? Gostaria de me perguntar algo?
Agarre esta chance. Mostra seu real interesse pela vaga. Boas perguntas que você pode fazer:

Que responsabilidades e atividades tem esta função?

Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função?

O trabalho será desenvolvido em equipe ou individualmente?

Com quem vou trabalhar?

Poderia descrever-me um dia normal neste cargo?

Que tipo de relação existe entre esse departamento e os restantes
departamentos da empresa? (no caso de ser uma grande empresa)

Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional?

A entrevista é uma oportunidade para você mostrar o que tem de melhor. Capriche, impressione o entrevistador. Você consegue!


Entrevista

Você caprichou no seu currículo e agora foi chamado para uma entrevista. É hora de se preparar.
Primeiramente você deve se preocupar com seu vestimento. Para o estagiário de direito o ideal é utilizar terno, se não possuir, tente ir social. As mulheres não devem abusar na maquiagem. Os homens devem caprichar na cor da gravata e engraxar bem os sapatos. Tente não utilizar cores muito chamativas. Mantenha-se barbeado e o cabelo bem cortado.







DICAS:
Ø  Atualize seu currículo e leve uma cópia para entregar ao selecionador.
Ø  Procure chegar 20 (vinte) minutos antes da entrevista.
Ø  Cumprimente todos ao chegar ao local. Se tiver oportunidade aperte firmemente a mão do seu avaliador. Seja educado, lembre-se que você já pode estar sendo avaliado.

CUIDADO
Na entrevista, preste atenção para não...
... Franzir a testa em demasia
... Mostrar impaciência
... Ser emotivo
... Ignorar perguntas
... Mudar de assunto de repente
... Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo
... Contar piadas
... Mostrar abatimento e desânimo por estar procurando estágio
... Falar mal de seus ex-empregadores
... Fumar, mascar chicletes, usar bonés e/ou óculos escuros
... Interromper o entrevistador
... Roer unhas
... Usar Gírias

ATITUDES QUE AJUDAM NA HORA DA ENTREVISTA

Ø  Saber ouvir e evitar respostas fechadas do tipo sim ou não

Ø  Deve-se elaborar um pouco sobre a pergunta, mas também com cuidado para não ficar muito longo

Ø  É preciso ainda mostrar interesse pela empresa e pela vaga oferecida

Ø  Mostrar disponibilidade e flexibilidade para participar das próximas etapas da seleção

Ø  Seja otimista, use termos como: Sim posso! Sim gostaria! Sim me interessa! Não, não tem problema!

Ø  Sempre usar “eu tenho certeza”, nunca “eu acho que”

LEMBRE-SE:
As características pessoais mais procuradas pelos entrevistadores são:
Ø  Objetivos profissionais e de vida definidos

Ø  Automotivação

Ø  Iniciativa

Ø  Responsabilidade

Ø  Dedicação

Ø  Ambição

Ø  Capacidade de aprender



Boa Sorte!