quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Perguntas Frequentes em Entrevistas

          Seu currículo foi selecionado e chegou a hora de mostrar que você é o candidato certo para a vaga oferecida. Tenha muita calma e lembre-se, cumprimente a todos e seja educado. Procure mostrar que você possui uma personalidade agradável e encantadora. Mantenha-se firme e seja bem objetivo. Mostre iniciativa, se a entrevista for em grupo e o entrevistador perguntar: “quem gostaria de começar?”,  seja o primeiro, você já estará um passo a frente. Algumas entrevistas pedem que o candidato faça uma redação, é preciso estar preparado e atualizado.
          Em seguida o entrevistador fará algumas perguntas. Abaixo dou algumas dicas de como respondê-las de forma satisfatória.



PERGUNTAS FREQUENTES EM ENTREVISTAS





1.    Fale-me sobre você:
Esta será talvez a pergunta mais frequente numa entrevista de emprego. Precisará de trazer na sua mente uma resposta breve mais ou menos memorizada, mas procure não deixar transparecer que trazia a resposta preparada, já que isso dará de si uma imagem de fraca espontaneidade. Evite mencionar interesses ou atividades que não se refiram diretamente à sua atividade laboral e aborde-os apenas se estes lhe forem especificamente apresentados. Descreva aqui que já realizou na sua vida profissional, focando particularmente naquilo que se relaciona com a vaga a que está a responder. Comece no passado e prossiga a sua breve descrição até ao presente.

2.    Porque deixou o seu último emprego?
Sejam lá quais foram as circunstâncias, mantenha sempre um toque positivo. Nunca mencione problemas graves na sua organização anterior e jamais mencione conflitos com os seus superiores ou colaterais. Se o fizer, perderá o emprego com toda a certeza. Diga que saiu por qualquer razão positiva.

3.    Descreva aquele que seria para um “emprego de sonho”
Procure não se referir a nenhum emprego que tenha tido no passado, nem sequer aquele que está agora na mesa. Não mencione especificamente outro trabalho que não aquele que corresponderá a esta entrevista, porque isso poderá dizer ao entrevistador que sairá na primeira oportunidade. O melhor é manter-se no campo das generalidades.

4.    O que é mais importante para si; dinheiro ou trabalho?
O dinheiro é sempre importante, mas o tipo de trabalho e a satisfação que se retira dele é o que mais interessa.

5.    Tem alguns pontos fracos?

Não lhes dê pistas… Obviamente que os tem – como toda a gente – mas deixe ao seu futuro empregador a tarefa de descobri-los. Refugie-se na frase de que ninguém é bom juiz em casa próprio.

6.    Acha que está sobrequalificado para esta vaga?
Diga qualquer coisa menos sim. Se pensar assim, e se o confirmar dizendo, está a dizer ao seu potencial empregador que irá sair na primeira oportunidade…


7.    Descreva a sua ética de trabalho
Mencione tudo aquilo que possa beneficiar a organização, como espírito de missão e gosto pela satisfação recolhida pela pura execução de um trabalho com qualidade e eficiência.

8.    Qual sua maior qualidade?
Esta é a chance de se destacar. Você está sendo inquirido a responder por que é um bom empregado e não perca esta oportunidade. Diga que seu desempenho melhora sob pressão, que é um ótimo motivador, que adora resolver problemas ou é alguém com uma extraordinária percepção aos detalhes. Se você é campeão de Winning Eleven ou Guitar Hero, guarde isto para você.

9.    Qual seu maior defeito?
Se você for completamente honesto, estará dando um tiro na cara. Se você disser que não tem nenhum defeito, estará mentindo. Esta é uma questão muito difícil, mas políticos sabem respondê-la muito bem. Eles dizem coisas como “Estou muito comprometido com meu trabalho e não passo muito tempo com minha família”. Não diga isto. Quando esta pergunta for feita, responda algo pequeno relativo a trabalho, mas algo que você já está melhorando. Por exemplo, “Algumas vezes me disseram que me atenho muito a detalhes e acabo perdendo o foco no projeto como um todo. Então, passei a dedicar algum tempo a analisar o projeto inteiro para poder avaliar meu progresso.”

10.  Quais suas metas de curto prazo?
Lembre-se de que metas são mais precisas, e que incluem datas, ou mesmo quantificações, quando for o caso. O entrevistador quer saber suas metas pessoais em um contexto profissional, e dentro da empresa. O ideal é poder dizer que quer chegar a ser gerente de uma filial já no ano que vem, ou que pretende conhecer a fundo o processo produtivo nos próximos 2 anos, para embasar uma carreira executiva na área de gestão fabril.

11.  Você tem alguma dúvida? Gostaria de me perguntar algo?
Agarre esta chance. Mostra seu real interesse pela vaga. Boas perguntas que você pode fazer:

Que responsabilidades e atividades tem esta função?

Qual o grau de autonomia e de responsabilidade da função?

O trabalho será desenvolvido em equipe ou individualmente?

Com quem vou trabalhar?

Poderia descrever-me um dia normal neste cargo?

Que tipo de relação existe entre esse departamento e os restantes
departamentos da empresa? (no caso de ser uma grande empresa)

Quais as possibilidades de progressão na carreira profissional?

A entrevista é uma oportunidade para você mostrar o que tem de melhor. Capriche, impressione o entrevistador. Você consegue!


16 comentários:

  1. otimo, na minha ultima entrevista me fizeram exatamente essas perguntas

    ResponderExcluir
  2. Não me ajudou, pois não tem nada relacionado ao Direito.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa amigo... Mas para entrevista no âmbito jurídico esta perguntas não cabe, já passei por algumas entrevistas de estágio e vc não chegou nem perto.
    Cade as perguntas objetivas sobre a área, se vc quer realmente ajudar as pessoas, divulgue essas pergunta.
    E uma simples opinião!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara você deve ser muito chato, nem Deus agradou a todos! o cara quis ajudar da forma dele como ele pode.... ja que esta reclamando, pq não faz o mesmo, cria um na area de direito e divulga ? cara chato

      Excluir
  4. Desculpa amigo... Mas para entrevista no âmbito jurídico esta perguntas não cabe, já passei por algumas entrevistas de estágio e vc não chegou nem perto.
    Cade as perguntas objetivas sobre a área, se vc quer realmente ajudar as pessoas, divulgue essas pergunta.
    E uma simples opinião!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse anônimo falando bem do questionário deve ser o dono do blog. Não ajuda em nada pro direito mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Cabe para os âmbito jurídico, pois, os recrutadores utilizam quase as mesmas técnicas e perguntas para avaliar o perfil do profissional. Já participei de bastante processo para estágio em Direito e exatamente com essas perguntas que foram conduzindo a entrevista. Toda ajuda é bem vinda, gratidão por você publicar algo que auxilia as pessoas de alguma forma. Continue com seu trabalho e não de importância para pessoas ingratas.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, valeu !

    ResponderExcluir
  8. Obrigada era o que eu procurava, preciso muito de um escritorio de direito

    ResponderExcluir
  9. Muito bem!
    Sou da área de gestão de pessoas e é exatamente isso que faço qdo vou selecionar candidatos!
    Aos que não concordam não dê importância! Faça seu trabalho! Estás ajudando bastante as pessoas!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir